domingo, 7 de março de 2021

16 Dias (7/16) - Hoje eu sou grato ao Sr. Miyagi🥋

 Saudações

Ontem atingi o limite de minha tolerância ao conflitante, ao desconfortável, ao problemático. Fiquei irritado, fiquei humilhado, fiquei triste, fiquei desistente.

Mas nada como uma nova manhã para nos dar um ar de recomeço ou de 're-teste' (aprendi esta expressão nas aulas de auto escola, que foram também um grande... blabla).

Assim, tal qual como o sol, escolhi dar um recomeço às minhas emoções diante de tanta coisa se transformando em minha vida de maneira desafiadora. 

Soltei a irritação, soltei a humilhação, soltei a tristeza, soltei a desistência... me ho'opoponizei (expressão minha, acabei de inventar rsrs).. e recomecei a viver.

MAS NÃO SE ILUDAM QUE A VIDA NÃO DISPENSA QUEM SE PERDOA, ela lhe oferece uma nova oportunidade para provar o seu perdão, o seu 'regaste' (nem sei se existe esta aqui).

assim, os problemas que ontem me derrubaram hoje voltaram de forma sistemática, mas não mais uma surpresa, para me encontrarem. 

e me perguntaram: 

"e aí, mestre Everton, vai encarar ou correr?!" 

e eu respondi 

"peraí que daqui há pouco eu respondo" kkkkk (seu que esperavam outra coisa). 


Mas então eu dei um passo. 


E depois outro.


e depois mais outro.


E continuei a passos lentos mas constantes, com bastante resignação, resiliência, tolerância e paciência.

e ao final do dia fui eu quem fez uma pergunta aos meus problemas: 

"e então, será que eu já não lhes respondi?!"


MAS ENFIM, O QUE É QUE ESSAS HO'OPONOPONIZADAS DE DOMINGO TÊM A VER COM O SR. MIYAGI E O COBRA KAI?!

Com o Cobra Kai não tem nada a ver mesmo, não. Estou me referindo À TRILOGIA KARATE KID DA DÉCADA DE 80.

Eu era muito criança quando eles passavam na Rede 'lobo (assim como lagoa azul e filmes de cachorro etc.). 

Era muito criança e não podia dar a dimensão que eu dou agora.


mas vamos lá

Re-assistindo (re-testando kkk) aos filmes ONDE DANIEL SAN FAZ UM MONTE DE CAGADAS SEM PARAR PARA SE LIMPAR e o paciente Senhor Miyagi (óh, Sr. Miyagi, Domo Arigatou) LHE LIMPA A BUNDA, por assim dizer...

Re-assistindo agora, adulto, pude perceber o quanto de ensinamento tem nestes filmes, mesmo que de maneira superficial, e que nós deixamos passar por conta da trama principal... ou mesmo pelas cenas de lutas karaterizadas (gostaram deste trocadilho?! kkkkk).

nos filmes, o Sr. Miyagi dá muitas lições para a vida, mas Daniel é jovem demais para entender todas e, por isso, sempre se mete em encrencas. Mas mesmo depois de desrespeitar e humilhar seu mestre, este vem e lhe ensina ainda mais lições como COMPAIXÃO, PACIÊNCIA E AMOR.

Deste modo, eu usei justamente a filosofia marcial do sr. 'japona' para executar as tarefas de hoje, muito parecido com seu jovem aprendiz no início, que pintava cerca, varria chão etc. e etc. 

MAS ATENÇÃO AO MOVIMENTO, À RESPIRAÇÃO, À DIREITA E ESQUERDA PARA AS PARTES PEQUENAS .. tudo isto eu fiz, como se também eu fosse discípulo deste mestre imortal.

chegou um momento que eu mesmo ri de mim mesmo (será que fui redundante demais em demasia?!)...

...fazendo tarefas simples para muita gente no Brasil, (mas para mim coisas estranhas... eu sou artista!).... enfim, fazendo tarefas simples de maneira transcendental, cuidando do cimento de forma compassiva, pintando grade com posições de yoga, varrendo o chão de forma filosófica (para não haver conflitos internos, pois estava dentro da casa... enfim, deixa pra lá... ), furando parede como se quebrasse o gelo do filme lá kk... O QUE ONTEM ME FOI INCONCEBÍVEL E DEMAIS, HOJE ATÉ ME DIVERTIU, E EU PUDE REALIZAR O QUE FOI POSSÍVEL DE MANEIRA SERENA E CONTENTA. 

NÃO DIGO QUE VENCI O PROBLEMA, não foi esta a abordagem que utilizei. Percebo agora que EU DISSOLVI O PROBLEMA! Como o sr. velhinho que, em vez de se defender ou contra atacar o mestre do mal do Cobra Kai, apenas sai da frente, fazendo com que o enfurecido homem dilacerasse os pulsos, quebrando as janelas dos carros.

QUANDO PASSAMOS POR UM PROBLEMA E SOBREVIVEMOS, ESTE NÃO MAIS NOS É IMPEDITIVO. Muitas vezes nem é mais um problema. Assim são as doenças e as imunizações, as erupções e as vulcanizações etc.

enchendo a cabeça com tantas coisas, acabei me esquecendo de não levar as coisas tão a sério e não dar à adversidade a dimensão de problema. É só fazer, e fazer, e fazer... até não ter mais o que fazer. 

A esta última condição damos o conveniente nome de "FIM". :D

e finalmente, tal qual o Bonsai quebrado no filme 3 que se recuperou, como bom discípulo do Miyagi Do que sou, faço jus à 'segunda' lição do seu Dojo:

PRIMEIRO APRENDA A PRIMEIRA LIÇÃO.   🙏







Gratidão, gratidão, gratidão.


Me. Everton Marinho (Agora novamente feliz plin plin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário