domingo, 29 de agosto de 2021

Cuidar Do Corpo É Cuidar De Si!


 Saudações a todXs!

Vou desenvolver aqui uma postagem que fiz ontem no meu insta.

CUIDAR DO CORPO É TAMBÉM CUIDAR DE SI!

Mas não falo isso por uma questão de vaidade ou de moda. Falo isso por real necessidade. 

Mas não falo isso para os esteticistas, metrosexuais ou viciados em academia. Eu falo isto para aqueles que se acham inapropriados, feios, ou que (acreditam) não levam jeito pra atividades físicas... entre outros perfis.

Cuidar do corpo não é uma questão meramente visual ou de vaidade; é um ato de cuidado, respeito e preservação da fisicalidade com a qual fomos agraciados neste plano terrestre (diferente seria se você fosse um verme ou um molusco 😉).

É uma ato de amor ao veículo que lhe move diariamente e lhe proporciona a realização dos seus sonhos, desejos, objetivos e realizações (porque nós não somos anjos. Somos humanos).


E AO DIZER CORPO, INCLUO TAMBÉM O CÉREBRO, assim como genital, cabelos, órgãos internos e tudo o que compõe a sua matéria, a sua biologia, a sua manifestação física (fisicalidade).

Houve um tempo em que se achava que havia apenas um corpo. Depois uma época onde se acreditava que dentro do corpo existia uma mente. Hoje se constata que na verdade MENTE E CORPO SÃO UMA COISA SÓ! 

Um é manifestação do outro e ambos se influenciam mutuamente direta e indiretamente. 

Por isso é importante ver o corpo como um complexo sistema celular energético que produz movimentos, pensamentos e emoções. 

Cuidar da parte externa, interna, virtual e sutil...!


Em uma época onde o bem estar físico se tornou uma moda ou mantra, é fácil ultrapassar a linha entre o cuidar e o abusar. 🥵🤒

Um cuidado contínuo, prazeroso e respeitoso, observando os próprios limites e necessidades, superando níveis pessoais e se preservando de excessos desnecessários, é extremamente benéfico! 👌✌💪👍

Por outro lado é fácil confundir poupar-se com negligência. O corpo precisa de ação e repouso. Mas o excesso de qualquer um poderá trazer um desequilíbrio para seu funcionamento e sua saúde. 🥱😪🤤

Assim eu digo: NEM 8, NEM 80! Mas 1, 2, 3, 6, 16, 149,... a medida necessária para o seu autodesenvolvimento e a sua autopromoção!


Um corpo saudável é naturalmente capaz de se movimentar, respirar, perceber, se excitar, relaxar, se estressar, se enrigecer, se alongar, raciocinar e imaginar. Sendo estes alguns dos recursos para podermos fazer tudo o que nos é necessário aqui na terra.

Então, dedique um momento para si, para se perceber, para se conhecer... observe sua respiração, sua sensação, emoção, pensamentos, tato, paladar, olfato, visão, audição... imagina algo e em seguida observa as reações ocorridas no seu corpo, em que parte deste o pensamento ou sentimento afeta.

Depois procure se movimentar, se experimentar, se explorar!... Quantas maneiras diferentes você tem pra se levantar da cama 🛌, ou para pegar numa xícara de chá (ou de café☕)?

Induz tem corpo a alguma situação ou atividade e observa como isto afeta a tua mente. Quais aspectos da mente são afetadas? 

É importante, mesmo que você por alguma razão, não possa se explorar em algum aspecto da fisicalidade (por questões sociais, crenças ou limitações), é importante manter-se aberta a esta possibilidade ou vê-la como acessível aos seres humanos em geral. 

Exs. O fato de você não querer ou poder dançar, não impede que outras pessoas dancem.

O fato de você não gostar de meditar não significa que não haja benefícios nesta prática.

O fato de você não transar não torna o sexo uma coisa proibida ou inadequada. 


Precisamos, não somente para uma beleza ou longevidade, mas para a qualidade desta vida, explorar ou permitir a possibilidade de exploração dos nossos recursos na fisicalidade.  Um ser corporificado precisa se movimentar, andar, se esticar, comer, transar, dormir, evacuar, sorrir, chorar, meditar, imaginar, falar, cantar, dançar, se expressar, construir, destruir, se relacionar, se isolar, acreditar e realizar.

Viver é muito diferente de sobreviver.  Não somos meros animais. Não estamos mais na idade da pedra, onde estávamos sujeitos e reféns dos fenômenos da natureza e dos outros predadores. 

 Viver é mais que um direito ou um privilégio: é um dever! Acreditando ou não, você está aqui por um motivo e esse motivo certamente veio do seu desejo (ou do desejo de quem lhe criou...). Desperdício é utilizar este direito ou privilégio desperdiçando todos os seus recursos e pior, atrapalhando que os outros explorem ou manifestem os seus!


Vamos viver, mas viver bem, melhor, cada vez melhor, de forma saudável e harmoniosa, respeitando a mim assim como aos outros.


Portanto, CUIDEM BEM DOS SEUS CORPOS, CUIDEM BEM DE VOCÊS!

😘😘😘🥰🥰🥰🤗🤗🤗


Me. Everton Marinho, procurando explorar os próprios recursos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário