SAUDAÇÕES A TODXS!
Vou replicar aqui uma publicação minha de outra página, mas que possui interesse comuns a este blog também, pois se trata da educação numa perspectiva humanística. Vamos ao texto:
"POSTULADO HUMANITÁRIO
Olá a todos.
Hoje não venho como escritor, poeta, mas como professor, EDUCADOR!
Estamos em um momento ímpar na história da humanidade onde precisamos nos adaptar como podemos às mais variadas situações outrora mais cômodas, conhecidas e já estabelecidas nas sociedades como um todo, umas com algum sucesso, outras, nem tanto.
Dentre estas, a educação - ou antes, o ato de educar - vem perdendo feio à medida que a pandemia se alastra em seu efeito ruminante. Este é de fato um problema maior que a instância educacional: é algo da estância humanitária.
A escola somente não conseguirá bons resultados. O governo, por mais bem intencionado que possa se tornar, terá muitos efeitos platônicos diante de uma realidade emergente. Os professores se reinventam a cada segundo, mas igualmente ficarão limitados por questões de locomoção ou acesso.
Cabe, pois, a todos - e a cada um individualmente -, conforme as capacidades, assim como as possibilidades, a promoção não necessariamente da escolarização (conhecimentos formais adquiridos nas escolas), mas da educação em geral: todo e cada conhecimento, habilidade e experiência necessária para uma plena vivência do ser e convivência social.
Eu diria mais: um momento de DESCOBERTAS. Propiciar, cada qual, na sua realidade, oportunidades (e qualquer oportunidade é igualmente oportuna, desde que se saiba conduzir para um determinado objetivo) para enriquecer-se através dos erros e acertos, dos resultados esperados e dos obtidos, da livre ou condicionada expressão de pensamentos, sentimentos e sensações; de livres ou induzidas associações do novo com os conhecimentos já acomodados (apreendidos). Enfim, não há limites para uma mente interessada e comprometida.
Finalizo este artigo/desabado/postulado justamente pedindo a todos que se sensibilizem pelo ATO DE APRENDER (já que quem ensina também aprende!), pois não se trata mais de uma questão de promoção e reprovação escolar, nem mesmo de qualificação profissional para o mercado de trabalho. Diante da realidade atual, já se pode especular, em progressões 'geométricas' sobre as catastróficas consequências da prolongada inércia mental, sedentarismo e ausência de objetivos (que leva a compulsões e atos de desespero).
Peço que promovamos ou oportunizemos momentos de humanização no que for possível, como for possível, onde for possível, com quem for possível.
Se tomarmos para nós esta missão, certamente a humanidade (que somos todos nós presentes, passados e futuros) passará bem melhor por tudo isto e poderá colher, no tempo devido, os frutos que a COVID-19 não pode matar: O S A B E R.
"PAZ, AMOR E SABEDORIA A TODOS!" "
(Publicado originalmente em Everton Marinho, facebook: @letrasevertomarinho - data:16/09/2020)
PAZ, AMOR E SABEDORIA!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário