segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Três Vezes Amor

O Brasil está parcialmente machucado e parcialmente machucando. Dores escondidas entre gritos, risadas, manifestações, ações e condutas diversas.

Muito além dos ideais e tradições, muito mais que o contexto socio-cultural, Muito antes dos desfechos políticos deste último fim de semana, o Brasil está doente! Já estava e continuará assim.

Diante de tanto ódio e barulho que apenas se evidenciou nos últimos tempos, me encontrei numa situação de conflito interno: O que devo vibrar neste momento? Como devo proceder mediante um ambiente caótico e instável como o atual?

Tais questionamentos, entre outros, tomaram parte da minha noite (do domingo para a segunda), onde fiquei meditando para entender o que acontece.

Eis que depois de já não ter esperanças de encontrar uma resposta, me veio à mente "ser três vezes amor".

Esta ideia, que talvez não seja nova nem minha, me veio como um flash de luz, aliviando meu fardo de ter alguma responsabilidade nesta história nacional.

Não posso controlar quem governa. Não posso controlar quem elege. Não posso nem mesmo controlar os fatos e acontecimentos. Mas há uma coisa que posso ao menos interferir diretamente: nos meus sentimentos.

O amor é o melhor remédio para a dor, seja qual for.

Ser amor uma vez para mim. Antes de tudo preciso cuidar de mim, estar bem, estar sereno e em paz. Somente assim poderei viver equilibrado e seguir para o próximo nível.

Ser amor duas vezes. Ser amor para mim e para os 'meus' . Alegrar-me com eles, consolá-los se necessário, ouvir sempre que possível e falar se conveniente. Minha família. Minha grande família. Minha irmandade. Minha fraternidade.

Ser amor três vezes vem a ser o maior desafio para muitos e consiste justamente em amar também os 'outros'. Os que não se identificam com você, os que não fazem parte do seu núcleo social, os que de alguma forma dificultam 'minha' vida. Amar o inimigo. Amar quem te faz mal. Amar quem não te faz nada. Amar quem não te entende. Amar quem não é compreendido por você. Mostrar no fim que, antes de tudo, você já era amor.

Amando três vezes, ou em três níveis, chegaremos em uma realidade que em vários contextos e sistemas nos coloca no mais alto grau de humanidade: a do amor incondicional.

Amando três vezes, não haverá situação ou pessoal difícil o suficiente para impedir minha ação. Tornar-se-á minha missão. Que farei de coração. sem exceção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário