Saudação a todXs!
Faz um tempo que não publico aqui, gostaria de ser mais assíduo aqui, mas vida é vida e a gente procura viver ;)
Neste dia de Zé Pereira iniciei de uma forma especial. Na verdade, o dia em si amanheceu de forma especial, excepcional: um dia de abstinência.
Se alguém aqui não for brasileiro, ou mora numa das colônias instaladas aqui no Brasil, talvez tenham demorado alguns segundos para entender de que ausência eu estou falando.
Mas para quem vive, bebe e respira cultura (brasileira!) deve estar bastante identificada e aflita com o despertar desta manhã. E SE VOCÊ FOR PERNAMBUCANO (culturalmente falando), deve estar aos PRANTOS!
SIM, SIM, SIM... ou melhor dizendo... NÃO, NÃO NÃO... rsrs estou falando do CARNAVAL DO BRASIL. Ou, ao menos aqui, do sábado de Zé Pereira no Carnaval de Pernambuco (pois aqui começamos no sábado ou até antes).
[não sei está fazendo sentido o que estou escrevendo, mas estou tentando ser menos complexo e mais popular kkkkk]
MAS DEIXA EU FALAR UM POUCO SOBRE O CARNAVAL, pode ser?!
O CARNAVAL (carneval) é uma festa originalmente da abundância, da fartura, da 'carne' ligada à cultura cristã e talvez além. Ela precede a época de abstinência, de jejum que é a QUARESMA e culmina no ápice supremo da fé cristã: A PÁSCOA.
Assim sendo, o carnaval é pra expandir, a quaresma é pra comprimir.
MAS ESTE ANO DE 2021 PERDEU O CARNAVAL!!!!
E o sábado amanheceu chorando, chovendo, sem ninguém pelas ruas, sem orquestra nas ruas, sem alegria, aglomeração, brincadeira e bagaceira. NADA DISTO!
vou mostrar o sábado de outra maneira.
MEU SÁBADO COMEÇOU ASSIM:
1° Depois de uma semana intensa de estudos e resolvendo problemas, dormindo tarde e acordando cedo, quase pirando.... finalmente conseguir acordar melhor, e este foi o primeiro agradecimento do meu bom dia: ACORDEI BEM! (em relação aos dias anteriores, tá?)
2° Acordando, constatei que, apesar da semana ter sido difícil, eu consegui, na medida do possível, resolver o que podia resolver, conquistar o que podia conquistar e apreciar o que podia apreciar. E ESTE FOI MEU SEGUNDO AGRADECIMENTO DO DIA: Realização! Acordei neste sábado constando que a semana 'passou', mas eu fiquei!
3° MEU TERCEIRO AGRADECIMENTO FOI A COMIDA kkkkkk... sim, apesar das descrenças, eu como. E GOSTO! Depois de muito tempo sem comer algo mais natural, tive um café frugal (nos dois sentidos, mas que me deu prazer e satisfação). E agradeci por ter o que comer, ter trabalho para poder comprar comida e poder comer com minhas próprias mãos. Alimentar a mim e a minha família.
4° Mal havia terminado de tomar café, o 'tempo' chamou minha atenção. COMEÇOU A CHOVER!!!! Para uns pode ser trágico e eu respeito. Mas para mim é sinônimo de alegria (quase sempre). COMO UM MENINO BRINCANTE, saí e me deixei molhar pela chuva, simples, sem sombrinha, sem roupa apropriada... nada de mais... simplesmente saí e aproveitei, me diverti, vivi! sem exigências, sem receios, sem perigo (não havia ninguém além de mim na chuva kkkk). ENTÃO AGRADECI PELA QUARTA VEZ, pela chuva, pela natureza (tem algumas árvores aqui, uma grande área da academia da cidade, enfim), PELA MINHA SAÚDE de poder andar, me molhar na chuva, sorrir e respirar.
5° Voltando pra casa (quando a chuva já não estava mais chuva kkkk), minha filha queria sair na chuva também. Aprendi como os antigos de que TOMAR BANHO DE CHUVA ADOECE kkkkk... hoje eu não sigo mais isto, mas tenho receios em submeter meus filhos. MAS EM NOME DA MAGIA (e também porque só tava uma garoa fina), voltei para a rua com minha filha caçula (aquela das constatações da outra publicação) e até 'PEPPA PIG' nos serviu na rua. então agradeci pela 5a vez: pela minha filha (tenho outros 2, mas que não moram comigo, apesar de amá-los igualmente), pelo tempo de poder junto com ela brincar e descobrir coisas simples da vida; de ter contato com a natureza e celebrar a vida.
6° Voltei pra casa com minha filha e, depois de algumas coisas interagi com um grupo no zap que eu criei para trocar/cuidar de algumas pessoas da minha vida e constatei mais um motivo para agradecimento: GRATIDÃO POR TER AMIGOS NA MINHA VIDA. Colegas, conhecidos, companheiros, amigos, irmãos, pessoas que me admiram ou me respeitam ... ou ao menos me aturam kkkkkk.
7° adiantando aqui algumas horas (deixa eu ver.... 13:06), mas antes disto (?) minha esposa que havia saído chegou e parei um pouco de escrever aqui para ouvir o que ela tinha a me dizer. Aliás, pretendia escrever e publicar esta postagem já no início da manhã falando só da alegria de ter tomado banho de chuva (o título ia ser BANHO DE CARNAVAL), mas até para validar este espírito de agradecimento, parei várias vezes de escrever/criar para atender às demandas da minha atual realidade, da casa, da família (falei difícil de novo, não foi?!). Parei para cuidar de minha filha (pois a esposa saiu), parei para preparar e servir almoço para ela (ela não tem nada a ver com minha necessidade de escrever ou passar determinadas horas sem comer), enfim, parei várias vezes para resolver o que precisava no momento presente... e os benefícios são vários, entre realização (eu quero, eu consigo, eu posso), seja no benefício da outra pessoa (se eu não tivesse feito, não teria acontecido) e agora no fim pelos depoimentos que estou relatando aqui e aconteceram durante as interrompidas aqui kkkkkkkk
MAS O MEU SÉTIMO AGRADECIMENTO NÃO VAI PARA ESTA PUBLICAÇÃO. É que, sendo humano, tenho meus altos e baixos. E, sendo casado (casamento tradicional cristão), temos nossos altos e baixos também. Só que, apesar das brigas, desentendimentos, ressentimentos e tantas outras coisas pequenas que fazem parte da nossa experiência de vida (além de difícil fui muito transcendental, foi mal), eu tenho uma esposa fiel, leal, dedicada, trabalhadora e com outras qualidades que eu espero nunca cobrir por conta de características que eu não consigo apreciar ou aproveitar. Por isso meu último agradecimento do momento vai para MINHA ESPOSA!
Se eu quero me elevar, vou procurar olhar os lados mais positivos das situações onde eu me encontrar, o máximo que eu puder, enquanto eu puder. E se não conseguir, aproveitar a 'não obtenção' igualmente (ficou muito teórica agora, né?!)
Mas enfim, para validar o título desta publicação [é que parar várias vezes, desafia a concentração e linha do raciocínio], MUITO ANTES DE UM CARNAVAL CULTURAL, convenção popular (seja através de crença, seja através de tradição), tem algo que posso desfrutar e celebrar que não depende de governo, não depende de vacina e NEM DEPENDE DE NINGUÉM: Meu estado de espírito. Como eu me sinto em relação às coisas que me acontecem à minha volta. As decisões que eu tomo com as coisas que acontecem no momento em que acontecem (mesmo sendo decidir não fazer nada).
Não sei se fui claro (talvez não kkkk), quero dizer que a alegria ou qualquer outro sentimento que sinto, surgem e são gerados dentro de mim. É algo que posso treinar e desenvolver. E não precisa necessariamente ter relação com as coisas que acontecem a minha volta.
A MANHÃ DE ZÉ PEREIRA ESTAVA BRINCANDO ENTRE SOL E CHUVA, sol e chuva, sol e chuva, numa brincadeira climática que se mostra alheia a tudo o que estamos passando ou sentido aqui na terra. Posso aprender com isso, com um pouco de percepção, sensibilidade e imaginação. MEU CARNAVAL, eu escolho, vai ser UM CARNAVAL DA ALMA!
NamastÊ!
PS Vou almoçar agora (13:34) ;)