SAUDAÇÕES A TODOS E A TODAS!
Após a conclusão de um ciclo temporal e estando já no início de um novo ciclo, fica mais fácil fazer um apanhado geral e um BALANÇO do ano que se sucedeu.
Certamente cada um de nós teria 2019 ACONTECIMENTOS marcantes no ano passado e que dificilmente serão esquecidos assim tão facilmente.
É verdade que os fatos OCORRIDOS não podem ser MODIFICADOS (a menos que de modo artificial, por meio de hipnose), pois o que aconteceu, ACONTECEU!
Por outro lado, se não podemos modificar o fato em si, podemos, ao menos, mudar o modo como vemos o dito cujo. Assim, podemos mudar a PERSPECTIVA diante do que vemos (ou vimos!).
Desta forma, é perfeitamente possível neste início de ano redondo, ou ano duplo (20 e 20), fazermos uma RETROSPECTIVA reflexiva e verificar, muito antes do que nos foi bom ou não, o que aprendemos com todo o acontecido.
Quem acompanha meus outros blogs (e vocações), certamente leu no meu blog Poeta do Século 21 o poema-desabafo: Cenário de Segunda, que postei no final de 2018. De fato era assim que eu me sentia; E, por ser artista, vi na arte uma válvula de escape para externalizar todo o sentimento que tinha naquele momento. Sentimentos que entrariam no ano de 2019 como forma de PREMONIÇÃO.
Porém, hoje, passado o 'ano passado', posso revisitar as memórias e os fatos, e perceber tudo de uma MANEIRA DIFERENTE; com um estado de espírito diferente do que estava na época; com informações e experiências ainda não acessadas naquele momento.
Meu objetivo com esta postagem não é questionar nenhuma ideologia ou decisão passada, muito menos induzir a uma opinião específica. Mas o que posso dizer somente para ilustrar esta análise póstuma, é que hoje eu percebo que tudo aconteceu como DEVERIA acontecer... ou, que tudo aconteceu como PODERIA acontecer.
Como a vida não é somente flores e também não é somente espinhos, procuro não utilizar os parâmetros de prazer e dor (ou alegria e sofrimento) para avaliar situações... sobretudo as mais desafiadoras. Procuro, em vez disto, observar como as coisas de fato ACONTECERAM (até onde meu entendimento e percepção podem captar), como eu AGI (em pensamentos, palavras, atos e omissões...) e finalmente as CONSEQUÊNCIAS do que eu fiz (os efeitos das minhas ações).
Assim, posso APRENDER pelo menos que tais AÇÕES podem ocasionar em determinadas REAÇÕES, me dando oportunidade para conservar as ações das coisas que desejo, ao mesmo tempo que mudar as que não quero mais.
CAUSA e CONSEQUÊNCIA. Este é o resumo da novela, seja ela de 2019, 2020 ou qualquer outro ciclo temporal para frente ou para trás.
Que possamos APRENDER com tudo o que acontece conosco e com outrem, absorvendo também a experiência alheia.
Que possamos UTILIZAR o que aprendemos da melhor forma possível no intuito de promover a paz, o amor e a harmonia.
Que, ao utilizarmos o aprendizado adquirido, venham consequência POSITIVAS, úteis ou boas, e que, não sendo o caso, possamos aprender ainda mais com os novos fatos.
Que este ano redondo (ano-ano) possa ao menos trazer uma ideia intuitiva ou mística de bom presságio, de um novo ciclo novinho, novinho para experimentarmos, aprendermos e interagirmos da melhor forma que for DEVIDAMENTE POSSÍVEL.
FELICIDADES EM 2020